segunda-feira, março 12, 2012

Lixo Extraordinário

   Para quem ainda não conhece, Lixo Extraordinário é um documentário que foi produzido por Karen Harley e João Jardim, diretores brasileiros, e Lucy Walker, diretora britânica.
   Localizado no Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, um dos maiores aterros controlados do mundo, foi feito um trabalho e cenário do documentário que envolvia os materiais recicláveis que os catadores recolhiam. O trabalho foi realizado com ajuda do artista plástico Vik Muniz.
   O documentário mostra a produção de obras de arte com material reciclável coletado no aterro. A produção foi realizada entre 2007 e 2009 e teve ajuda de sete catadores, inclusive o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, Tião Santos.



Fotografia de Tião Santos (Presidente da Associação) 

" A gente não é catador de lixo, a gente é catador de material reciclável. Lixo é aquilo que não tem reaproveitamento, material reciclável sim."                               Tião Santos 


Obra realizada com a fotografia de Tião Santos.

  
   O documentário foi premiado pelo Festival de Sundance, em Janeiro de 2010 com prêmio do público para melhor documentário internacional , Prêmio da Anistia Internacional e do público, no Festival de Berlim, na mostra Panorama do festival em Fevereiro de 2010 e foi indicado ao Oscar, em Janeiro de 2011 para prêmio de melhor documentário. 






   Obras realizadas por esse grupo também fizeram parte da abertura da Novela Passione, transmitida pela Rede Globo em 2011.
Uma das obras exibidas na abertura da novela Passione, 2011.
 

Confira abaixo o vídeo do trailer oficial do Lixo Extraordinário, vale a pena!